Maricá, 31 de outubro de 2043
O amigo Sérgio mostrava-se preocupado com o meu silêncio:
“Espero que esteja bem e feliz, apesar dos horrores a que temos assistido, diariamente, que põem à prova nossa crença e esperança na humanidade — mas, ao mesmo tempo, acentuam a necessidade de uma educação que fomente a fraternidade e o respeito à diferença.”
Um famoso “influencer” (era assim que se designava quem, em redes sociais, tiha “seguidores”) comentava os “horrores”:
“O mundo está pesado. Uma espessa camada de tristeza está sobre nós. Cada um reage a seu modo. Alguns estão agressivos, outros intolerantes, muitos estão deprimidos. É preciso construir esperança, derramar nos espaços que habitamos uma poeira de amor e sentimentos positivos.”
Estávamos em pleno período das conferências municipais preparatórias do Plano Nacional de Educação 2024-2034. A elas assistia, atento, mas reservado, obsequiosamente calado. Já participara na preparação do PNE 2014-2024 e alertara para o risco de repetirmos erros de antanho.
Àquilo que é novo não se deve aplicar raciocínios dedutivos, pelo, há trinta anos, aconselhei que o debate acompanhasse a conceção e prática de uma nova Educação. A bafienta Escola do século XIX, subentendida no texto das conferências, viria a neutralizar todas as intenções constantes das vinte metas do plano 2014-2024.
Nas conferências de 2023 e 2024, não me pronunciei. Quedei-me por uma escuta atenta. Mas, já era de mau agoiro que no texto-base das conferências se naturalizasse práticas obsoletas e que a discussão sobre os sete eixos decorresse em salas de cadeiras enfileiradas, com apoio de braço só do lado direito (como se não houvesse esquerdinos por ali…).
Com a Vovó Ludi e uma equipe de extraordinários educadores, tentei que os dez anos, que se seguiram fossem de mudança e inovação. Enviamos para secretarias, agrupamentos, universidades e outras instituições um “convite”. Reconhecíamos s ser inadiável o cumprimento de planos municipais e nacionais, concretizando a melhoria da qualidade da educação, a erradicação do analfabetismo, a sustentabilidade socioambiental, a promoção da gestão democrática e da cidadania, com ênfase em valores morais e numa ética do cuidar.
Avaliando o projeto “experimental” desenvolvido ao longo de 2023, concluímos ser possível assegurar a materialização do princípio que dizia ser a Educação um direito de todos e que todos poderiam aprender, desde que fossem criadas condições para tal.
Desenvolvemos um projeto de formação continuada e de transformação das práticas educacionais, para promover uma boa qualidade da educação, com potencial de difusão em rede. Realizamos reconfigurações de práticas escolares, em escolas da redes municipais e estaduais, através do desenvolvimento de novas competências e da reelaboração da cultura pessoal e profissionals dos seus professores.
A criação de protótipos de comunidade de aprendizagem correspondeu à necessidade da instituição de novas construções sociais de aprendizagem. Nesses contextos se assegurou a efetiva prática de educação integral.
Construídos indicadores de melhoria da qualidade da educação, formulamos diretrizes a adotar na formação de profissionais de desenvolvimento humano. A celebração de contratos e termos de autonomia permitiu dispormos de um tempo de sereno e profícuo trabalho. Propiciada a estabilidade das equipes de projeto, se tornou possível, cuidar do socioemocional dos professores e, sem fazer dos alunos cobaias de laboratório, consubstanciar tarefas e alcançar objetivos.
Por: José Pacheco
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