Serra Grande, 11 de julho de 2040

Romântico Conspirador é um modo de pensar, sentir e viver princípios humanos na Educação. Entender que aprender é uma condição de todo ser vivo e não apenas um direito. Que é para a vida toda e não só um período de escolaridade e que os espaços de aprendizagem não se resumem ao espaço escolar.
Quando encontramos gente que pensa e age de modo similar, sentimo-nos abraçados e acolhidos e não estamos mais sós. Foi assim que iniciamos a Rede Românticos Conspiradores. Desse modo, se anunciava a realização do Nono Encontro Nacional dos Românticos Conspiradores.

No próximo outubro, completar-se-ão vinte e quatro anos sobre o “Dia do Professor” de… há vinte e quatro anos. Poderia ser há um ou dois séculos, porque o tempo não existe. Mas, na linear criação humana, que mede e hierarquiza momentos fugazes, alguns momentos são menos inconsequentes e transitórios, eternizam a esperança. Porque, contrariamente ao que por aí se diz, a esperança não é a última a morrer. Enquanto houver seres românticos, a fênix renascerá das cinzas dos gestos de humanização, que o tempo ocultou. Por isso, refiro datas, épocas, instantes…

Nesse longínquo outubro, recebemos uma mensagem da nossa amiga Regina:

Bom dia, Ely e RCs!

Realmente, não vejo como desejar feliz dia do professor, quer ele seja um Romântico, quer não. Meu natural otimismo está a cada dia mais e mais ofuscado por essa realidade que você bem descreve e a luz no fim do túnel está distante. 

Mesmo assim, romanticamente, não há que desistir. Porque educação não é para hoje, nem para amanhã. É para as futuras gerações. Nossa atuação é, sim, hoje, para que aqueles que educarmos construam seu próprio futuro. E que seja para a integralidade, na democracia, com dignidade, em solidariedade, na diversidade, na realidade, assim como definimos em nossa Carta de Princípios, em 2008.

No cenário brasileiro atual, sinto que a atuação romântica pode sim, ser uma atuação local na intenção de provocar o máximo de professores, estudantes e familiares (além de outros atores da comunidade), para a prática desses princípios no hoje, entendendo que servirão de fundamento muito bem enraizado para a transformação do Brasil. 

Pensar localmente, no tamanho das próprias pernas, é que me mantém romântica. Pensar localmente, na beleza e na riqueza (sob vários aspectos) deste país é que me mantém romântica.

Eu, realmente, creio que 99% dos brasileiros merecem meu esforço. Se não me sentisse assim, talvez já tivesse desistido. Como disse Darcy, temos que nos alegrar por não estarmos ao lado do 1% de brasileiros, que se consideram “vencedores”.

Então, “vambora” continuar. Nós já temos esse poder. Nós somos Românticos Conspiradores. Não estamos sozinhos, só estamos espalhados por esse Brasilzão.

Arauto de um romantismo militante, também o Rubem se afirmara “romântico da educação”, repetindo em palestras e em livros. o “credo” de educadores amorosos, éticos, traduzido na Carta de Princípios do RC. Esse documento foi estopim para uma sequência de encontros nacionais, tempos de consolidar laços, de abraçar, ainda que virtualmente, como sucedeu no tempo da pandemia.

Nos dias 11 e 12 de julho de 2020, um vírus não permitiu que, presencialmente, se encontrassem em São Paulo e na Bahia. Mas, a Internet associou-se ao Movimento e propiciou o virtual encontro. Pela nona vez, este vosso avô nele participou. E pode assistir aos restantes eventos desses dois dias, no Instagram:

Por: José Pacheco